Psicopedagogia

 

E S E N Equilíbrio e Saúde Essências Naturais dos florais e a Psicopedagogia

 

Entre 1939 e 1936, um médico inglês chamado Dr. Edward Bach, observou que as doenças eram originárias das alterações e desequilíbrios emocionais. Diante desta descoberta, desenvolveu um método de cura natural utilizando as essências das flores silvestres. Selecionou 38 essências florais constituindo-se num sistema de cura completo da mente através do qual é possível equilibrar aspectos positivos e negativos da cada personalidade, com o objetivo de deixar-nos mais saudáveis.

Os remédios baseados nas essências florais não causam nenhum tipo de dependência orgânica ou psíquica, nem efeitos colaterais sendo inclusive reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS),                            podendo ser utilizados junto a outros métodos terapêuticos.                                                                         

 

 Além dos florais do Dr. Bach existem outros tipos de florais como os californianos, os florais de minas, os australianos e os florais da Holanda que poderão ser utilizados separadamente ou misturados.

 

 Florais na Psicopedagogia

 Os florais, na Psicopedagogia, têm o objetivo de auxiliar como complemento no tratamento, não dispensando de forma alguma a intervenção do psicopedagogo.

É importante lembrar que os florais só deverão ser ministrados após o diagnóstico, para que possamos identificar o que a pessoa realmente necessita. Se percebermos, na anamnese, que os pais ou responsável necessitam de algum floral podemos também recomendar.

Devemos, antes de receitar um floral, explicar o que são os florais e perguntar se desejam que o paciente seja medicado com florais e se desejam também para si (os pais ou responsáveis), se for o caso.                                                                                                                                                                                                      

Período de tratamentos com as essências florais

Durante 45 dias para uma reavaliação. Este é um tempo suficiente para já se notar uma melhora. Caso contrário, é importante uma reavaliação com o terapeuta.

Uso das essências florais com outros medicamentos

 Não há problemas em usar juntamente com remédios alopáticos. Na terapia floral não tratamos a doenças, mas as causas que podem estar levando a pessoa a ficar doente.

 Pode-se colocar a essência floral na água que será bebida por um grupo como a família.

É importante lembrar que o tratamento com os florais deverá ter acompanhamento de um terapeuta.

 

Algumas das indicações

- Dificuldades de aprendizagem                                  

- Dificuldade de concentração

- Adaptação

- Medos

- Dislexia

- Memória                                       

- Impulsividade/hiperatividade

- Insônia

- Baixa auto-estima

- Timidez

- Relacionamentos familiares prejudicado

- Agressividade e outros desconfortos  

 

 

 

28/07/2010

Acupuntura Pediátrica na Psicopedagogia


 

 

SAÚDE (segundo a OMS) Organização Mundial de Saúde
È um estado positivo e dinâmico de busca de bem-estar.

 

           A saúde das crianças sofreu imensamente.

           Integra vários aspectos...

         Físico e mental: ausência de doença.

         Ambiental: ajustamento ao ambiente.

         Pessoal e emocional: auto-realização pessoal e afetiva.

         Sócio-ecológico: comprometimento com a igualdade social e com a preservação da Natureza.

 

 

 

Acupuntura na Dificuldade do aprendizado escolar”

 

 

Termos usados em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa

  •  Deficiência de Xue do Baço e Coração
  • Fogo do Fígado
  • Fleuma-Fogo
  • Vazio da medula               
  • As crianças possuem muitas tarefas.
  • Diversão e brincadeiras estão em segundo plano.

Alimentações sem qualidade e sem tempo adequado. Em fase de desenvolvimento, esses fatores prejudicam mente e corpo.

  • "Estresse e Depressão”
  • Tarefas acumuladas
  • Múltiplas atividades e horários a serem cumpridos
  • Pouco tempo para diversão
  • Pouca atenção dos pais
  • Relações afetivas não consolidadas
  • Falta de modelos para seguir
  • Cobranças
  • Busca da perfeição

“Sintoma principal = perda da curiosidade infantil”.

  • Atendimentos multiprofissionais - visão global da problemática da saúde da criança.
  • Prevenção de doenças da velhice